quinta-feira, 23 de junho de 2011



VIAGENS

... Viajar é sentir-se poeta,
... Viajar é tornar-se mundano,
... É conhecer outra gente, É recomeçar...
... Viajar é regressar

Gosto muito deste trecho do poema de Gabriel Garcia Márquez, pois fala da parte mais importante de qualquer viagem:
pequenas ou grandes transformações pessoais pelas quais todos passamos a cada experiência pelo mundo.
Em viagens curtas ou longas, pra bem perto ou muito longe... 
Olhar o mundo sob o olhar de outro povo, vivenciar os costumes, experimentar os sabores e perfumes de cada lugar... 
Acredito que nunca voltamos totalmente iguais de uma viagem.

Algo que aprendi, se o fator tempo é cada vez mais raro e precioso, a coisa mais valiosa em uma viagem é a informação e o planejamento. Quando sabemos exatamente aonde ir e o que fazer em cada destino, podemos aproveitar todo o tempo disponível para curtir a viagem intensamente, nos lugares certos. 
E as informações mais bacanas costumam vir na forma de dicas especiais, segredos  de alguém que ama aquele lugar, ou simplesmente experimentou algo incrível naquele pequeno restaurante em Paris, comprou uma obra de arte naquele mercado árabe, foi pedida em casamento a bordo de um balão no meio da África, viu o céu mais estrelado do mundo em uma tenda no deserto ou na savana, viveu uma intensa emoção diante de uma catedral, experimentou noites calientes  em algum lugar em Buenos Aires, Vivenciou aventuras radicais nas areias do nordeste...
Outra coisa que considero essencial é ler sobre o lugar. Entrar no palácio do Czar Pedro, o Grande, em St Petersburgo (Rússia), depois de ter lido um belo romance histórico sobre os Romanov, tem outro valor!  Também mapas. Para mim, mapas têm um poder mágico.

Uma viagem não começa e termina no aeroporto, na estação de trem, no porto ou na estrada. Uma viagem começa no prazer de planejar, pesquisar, ler sobre o lugar, buscar dicas especiais, e termina... Bem, algumas viagens nunca terminam!  Elas continuam na memória, no álbum de fotografias, nas
Conversas sobre experiência que  vivenciou,...

            Texto de Carolina Perez adaptado por Elena
          

Um comentário:

  1. Elena,
    Gostei da frase: nunca voltamos iguais de uma viajem.
    E é verdade... Sair da nossa rotina, seja ela qual for, viajar para qualquer lugar, seja perto ou longe, sempre nos renova, nos mostra outros pontos de vista.
    Aliás... Que ponto de vista lindo na suas fotos!
    O vermelho contrastando com o branco da neve... Aqueles raios de sol ao fundo.
    Que delícia!!!!

    ResponderExcluir