quarta-feira, 22 de junho de 2011

BELEZA

Cuidados com os pés no inverno


É tempo de deixar as sandálias, rasteiras e chinelos no armário e desfilar as botas, coturnos e sapatos fechados. As unhas vão ficar escondidas e os esmaltes coloridos nem sequer vão aparecer. Para muitas mulheres, esta é a senha para relaxar na hora de cuidar da saúde dos pés.

É bom lembrar, no entanto, que dentro do mais fino scarpin também cabem micoses, frieiras, calos e “cantinhos” de unhas que machucam (e muito), desacostumados com o espaço tão restrito agora enfrentado após longa temporada de folga e conforto dos calçados abertos.

“O brasileiro tem a cultura de só pensar nos pés por causa da estética, para exibi-los na praia e na piscina. Vem o inverno e junto com ele o desleixo”, diagnostica Orlando Madella Júnior, podólogo de São Paulo.

Esquecer de cuidar dos pés no frio é agravado por outras características do inverno, afirma o coordenador do curso universitário de podologia da Universidade Anhembi Morumbi, Armando Bega. Primeiro porque após o banho quente muitas correm para colocar as meias e proteger os pés do frio antes de secar bem a região. O resultado são mais fungos, bactérias e frieiras. Além disso, lembra ele, o uso de calçados muito fechados faz com que os pés transpirem e o ambiente úmido é ideal para micoses.

“Sem contar que nessa época do ano, as pessoas andam mais encurvadas e na defensiva por causa da temperatura mais fria. Se elas já tiverem algum problema postural, o calçado errado e um pé mal cuidado aumentam os episódios de dores lombares, dores no joelho e até dor de cabeça”, explica o professor.

Por isso, mesmo escondidos, os pés merecem toda atenção no inverno. Os dois especialistas deram seis dicas essenciais para cuidar deles na temporada de baixas temperaturas.

Acerte o pé

- Na hora do banho não esqueça de esfregar os pés (em especial os cantos das unhas) com uma escovinha macia e secá-los bem antes de colocar a meia

- Dê preferência por meias de algodão. Elas são ideais para permitir que o pé respire. Se não for possível usá-las (qual mulher vai usar sapato de salto com meia de algodão?), higienize bem os pés após descalçá-los

- Nem tanto ao céu nem tanto à terra. Salto muito alto e tão nocivo quanto salto nenhum. Prefira o conforto e quando exagerar (numa festa, por exemplo), dê descanso aos pés nos dias seguintes

- Mesmo no inverno, procure o podologista ao menos uma vez a cada dois meses. Em casa, não cutuque as unhas e não corte os cantos delas (prefira o corte quadrado)

- Se usar esmalte, dê um descanso para as unhas de pelo menos dois dias na semana

- Hidrate os pés com um creme específico para a região. Nas unhas, passe um óleo de cravo a cada três dias para protegê-las


Fonte: Site Bem Estar Ig, adaptado para o Blog Mulheres INSpiradas


Postado por Micheli Siqueira

4 comentários:

  1. Realmente no inverno nossos pés sofrem escondidinhos. Vou adotar algumas das dicas Micheli...

    ResponderExcluir
  2. ótimas dicas MICHELI, Concordo que devemos mesmo cuidar dos pés, afinal são eles que nos mantém em pé durante o dia todo né?
    O certo mesmo era tirar um tempinho só pra eles todos os dias.

    uma sugestão: a Polpa Hidratante para os pés da linha Ekos Castanha da Natura, é ótima, deixa os pés super macios.

    Já usei e gostei, tenho que comprar correndo
    novamente.....

    bjca

    ResponderExcluir
  3. Olá,me chamo Simone,sou consultora Natura,se precisarem,agende uma visita pelo fone:48-84253412/9927-1053.Tenho alguns produtos pronta entrega,Tbm concordo com a nossa Amiga Elena,Natura Ekos é tudo de Bom,Bjus,Sucesso pra Todas nós.Adorei o Blog de vcs,principalmente as receitas,Huummm só de ver me deu àgua na boca.

    ResponderExcluir
  4. oi Simone que legal sua visita.
    nosso blog é bem novinho, estamos começando....
    ainda meio engatinhando, mas logo logo...
    estaremos crescidinhas.
    Vou te ligar sobre o hidratante.
    grande abraço

    ResponderExcluir