sábado, 9 de junho de 2012

Alimente seu cérebro
Por Anna Christina Castilho


Mais saúde, memória e vitalidade.




É mito afirmar que determinados alimentos fazem uma pessoa se tornar mais ou menos 
inteligente. 
O que sabemos é que os alimentos podem estimular a neurogênese (o nascimento de novas células nervosas); melhorando nossa capacidade cognitiva e assegurando funções nobres do cérebro, como a memória e raciocínio.
Os nutrientes dos alimentos atuam no funcionamento do cérebro como um todo e sozinhos não fazem milagres! Para evitar a degeneração do cérebro; o sistema nervoso necessita de um equilíbrio entre ingestão de carboidratos, proteínas, gorduras e nutrientes antioxidantes.
Alimentos importantes ao cérebro
Fundamental para a memória- foto dreamstime
A gema de ovo, por exemplo, rica em colina, ajuda o nosso organismo a produzir o neurotransmissor acetilcolina, fundamental para a memória! Outros alimentos ricos em colina: nozes, granola, pistache, peixes, brócolis e couve-flor.
Ômega 3 - foto dreamstime
O ômega 3 (ácido graxo encontrado na sardinha, salmão e atum) não só favorece o nascimento de novos neurônios no cérebro como protege os já existentes. Ele se incorpora às membranas das células nervosas que formam os circuitos responsáveis por funções como a memória e aprendizagem.  Não é à toa que pesquisas vêm mostrando sua utilização na redução dos riscos do mal de Parkinson (caracterizado pela morte de neurônios). Além disso, previne o Alzheimer, pois aumenta a fabricação de uma proteína que, em baixos níveis, contribui para a doença.
Vitamina E - foto dreamstime
Outro nutriente que protege o cérebro é a vitamina E, encontrada nos óleos vegetais, nos ovos e nas nozes. Ela está associada à baixa incidência do mal de Alzheimer.
Se a pretensão é ficar mais atento, alimentos e/ou bebidas que contêm cafeína ajudam. A cafeína pode ser encontrada nos seguintes alimentos: chá preto, chá mate, chá verde, chá branco, café, refrigerantes a base de cola e chocolate.
Já as carnes vermelhas, são consideradas vilãs do cérebro, pois possuem um grupo de substâncias nocivas chamadas aminas, que danificam o DNA e causam doenças neurodegenerativas, além de cardiopatias e cânceres. Mas calma! Comer carne não significa que irá ficar doente; mas, a quantidade consumida ao longo da vida pode determinar o aparecimento de doenças neurodegenerativas no futuro.
Vilãs do cérebro - foto dreamstime
Quanto maior o tempo em que a carne ficar exposta às altas temperaturas, maior a quantidade das aminas. Se é fã de um churrasco bem passado, os teores dessa substância chegam às alturas!!! 
O Açúcar é outro vilão do cérebro. Em excesso, ele leva a pequenas inflamações que danificam os neurônios.
Se vive tristonho e desanimado sem motivo, inclua no seu prato: grão de bico, ervilha, feijão, banana, milho, leite e derivados, arroz integral, espinafre e mel.  Eles ajudam o organismo a fabricar serotonina, famosa por promover a sensação de bem-estar. Além deles, nutrientes antioxidantes como o magnésio (cereais integrais e frutas secas) e selênio (frutas oleaginosas, atum, semente de girassol e cereais integrais), de alguma maneira, também modulam o nosso humor.
Para cuidar do cérebro e se prevenir das doenças degenerativas como o Alzheimer, escolha bem os alimentos que coloca no prato, cuide de sua saúde, praticando exercícios físicos com freqüência e fazendo coisas que gosta e que te façam feliz.
Postado por Maria Adriana - 09 de junho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário